quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Como configurar a pasta padrão de download do navegador no Android

Produzi mais um video com uma dica para quem tem celulares Android, e possui cartão de memória externo. Nele, eu mostro como fazer a configuração dos principais navegadores, o navegador nativo (no meu caso, o nativo do Galaxy S3, que é baseado no nativo do Android puro), o Firefox, o Dolphin Browser, o Opera e o Chrome.


Uma das principais limitações de um celular é a memória de armazenamento, que dependendo da quantidade de apps que você instala ou do tamanho deles, pode rapidinho estourar. Para quem baixa conteúdo direto do navegador, torna-se uma tarefa chata, ter que mover manualmente os arquivos baixados para o cartão de memória, para liberar espaço.

Nas versões atuais, somente os navegadores Nativo do S3, o Dolphin Browser e o Opera Mobile, permitiram configurar a pasta de download. O Firefox tem a opção, porém, por um bug, acredito, não está funcionando. O Chrome infelizmente não tem essa opção nativa.

Em breve irei fazer outro video mostrando a utilização do App Directory Bind para realizar uma ligação entre a pasta download da memória interna, e a pasta download da memória externa, para que essa configuração torne-se transparente. Porém, esta operação necessitará do acesso Root.

Segue o link para o video:

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. No meu opera não aparece a opção armazenamento padrão

    ResponderExcluir
  5. Queria saber se quando vc baixa o arquivo pelo dolphin, eu tenho que criar uma pasta para os downloads? Porque, por exemplo, eu tenho o Álbum e Música, pastas que vieram automaticamente no meu Android, então os arquivos baixados nesse navegador não irão para lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tbm, quando coloco no SDCARD1 só dá para eu selecionar o sdcard(Dolphin),porque em cima está dizendo: Unfortunately,Google implememted an SD card write restriction on Android 4.4+ devices.It forbids Dolphin from saving files to any other folders.

      Realmente queria ajuda nisso porque o meu Android foca com a memória cheia mesmo eu não tendo nada no celular.

      Excluir
    2. O dolphin eu não uso mais... mas olha só... você pode instalar um App chamado ES FILE EXPLORER. Ele tem um gerenciador de download embutido. Tipo, quando vc tenta baixar um arquivo no navegador (testei no Chrome somente), ele entra e pergunta se vc quer baixar com ele. Dentro das configurações dele, vc estabelece uma pasta padrão para downloads.

      Excluir
    3. Como faço pra fazer no chrome?

      Excluir
  6. O crome não cria diretório de download é o problema que tenho com o meu telemóvel....

    ResponderExcluir
  7. O crome não cria diretório de download é o problema que tenho com o meu telemóvel....

    ResponderExcluir
  8. Você sabe em que pasta do android ficam guardadas as páginas off-line do ópera mini quero fazer backup antes de reinstalar

    ResponderExcluir