quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Entendendo a Legenda do Titanium Backup Pro





Essa é a legenda do Titanium Backup Pro. Clique na imagem para visualizar na resolução maior.

Para chegar até ela, basta abrir o Titanium, clicar no botão MENU e depois selecionar a opção AJUDA / LICENCIAMENTO, e depois a opção LEGENDA.

Muita gente às vezes, não tem a curiosidade de explorar o aparelho, então vamos explicar cada item. 

Primeiro a legenda, está dividida em 2 grupos: Status do Backup, e Tipo de Aplicativo.





Status do Backup:
  • Nada - Conforme o nome diz, não existe backup para aquele item (item aqui se refere a um aplicativo de usuário/sistema, ou componente do sistema, ou configuração do sistema). Se for um aplicativo importante, corra e faça logo o backup.
  • Dados - Existe um backup de dados para o item.
  • Aplicativo + Dados - Existe um backup para o Apk e para os dados
  • Aplicativo + Dados + Link do Market - Idem, com ligação à Play Store. (Obs: há algum tempo atrás, a Play Store ainda se chamava Android Market). Isso significa que o aplicativo está ligado à loja do Google. Quando houver uma atualização do aplicativo, você será notificado pela Play Store.
  • Aplicativo + Dados (Sistema) - A diferença aqui é que este é um aplicativo de sistema, com backup do Apk e também para os dados.
  • Aplicativo + Dados + Link do Market (sistema) - Aqui entram os aplicativos de sistema (geralmente pré-instalados) ou os que você transformou em aplicativo de sistema.
Cabe aqui uma breve explicação da diferença entre um aplicativo de usuário e um aplicativo de sistema.

De forma bem simplificada, aplicativo de sistema, é um aplicativo instalado no seu android, mas seu executável fica na partição de sistema, e não na partição de dados, reservada para os aplicativos e dados do usuário.
A partição de sistema, é geralmente pré-configurada com os aplicativos que já vêm instalados na ROM do sistema. Não vou entrar em detalhes agora sobre as partições do Android, mas no contexto, basta sabermos que o Android contém duas partições principais, a de sistema, e a de dados. Quando fazemos um Factory Reset, se limpa a partição de dados, e a partição de sistema fica intacta. Todos os aplicativos no Android salvam suas configurações ou seus dados na partição de dados. Por isso, um WIPE DATA, faz o telefone perder tudo que foi instalado pelo usuário e a necessidade de reconfigurar todo o aparelho, tanto os aplicativos de sistema (que já estão pré-instalados e não somem com o Wipe Data) e os novos aplicativos que forem reinstalados.

Tipo de Aplicativo. Aqui a legenda se refere às cores dos itens.

  • Aplicativo de Usuário (texto em branco). Se refere aos aplicativos instalados pelo usuário.
  • Aplicativo de Usuário não-instalado (texto tracejado). Se refere aos aplicativos que já foram instalados em algum momento do passado, tiveram seu backup realizado, mas foram posteriormente desinstalados. Como existe um backup dos mesmos, poderão ser restaurados pelo TB.
  • Serviço de sistema (texto em vermelho) - Itens (Aplicativos/Componentes) que estão instalados na partição de sistema do dispositivo.
  • Serviço de sistema com informações uteis (texto em verde) - Itens de backup destacados como úteis, pois contém informações com uma maior probabilidade de serem necessárias em uma restauração completa do Titanium, como pontos de WIFI, SMS, Ligações recentes, Dispositivos pareados no Bluetooth, etc...
  • Dados de sistema úteis e portáteis (texto em amarelo) - Itens de dados que são gravados em XML. São arquivos de texto estruturados em forma de Tags, que podem ser editados pelo usuário e usados por outros softwares. É possível unir dois backups diferentes editando-se um XML de um backup com outro, e depois ser restaurado no sistema, claro, preservando-se a estrutura das tags. Muitos dos dados úteis do item anterior, também estão disponíveis em XML.
  • Itens com o fundo em Azul (meio Lilás). São itens que estão congelados.

Abaixo, o video* que eu fiz, explicando a legenda:
*Veja no Youtube, com resolução HD, e visualização extendida






0 comentários:

Postar um comentário